Explicação da popularidade do Telegram

É tudo uma questão de privacidade

Principais vantagens

  • O aplicativo de mensagens Telegram está subindo no topo das paradas de download. 
  • Os usuários dizem que estão tocando no aplicativo para garantir que suas mensagens permaneçam seguras. 
  • O Telegram pode estar roubando usuários do WhatsApp rival, que tem sido assediado por questões de privacidade.
Alguém lançando um avião de papel de uma janela para simbolizar o envio de uma mensagem do Telegram.
FTiare / Getty Images

O aplicativo de mensagens Telegram está subindo ao topo das paradas de download, graças às suas reivindicações de privacidade, dizem os observadores. 

O Telegram é agora o nº 1 em uma lista de aplicativos não relacionados a jogos mais baixados globalmente, de acordo com a Notebook Check , citando dados da empresa de análise móvel Sensor Tower . O aplicativo também é nº 1 no Google Play e nº 4 na App Store da Apple. Os usuários dizem que estão tocando no aplicativo para garantir que suas mensagens permaneçam seguras. 

“O Telegram é favorável à privacidade”, disse Marie Denis-Massé , fundadora do Women Make, uma comunidade do Telegram com mais de 1.000 fundadoras e criadoras, em uma entrevista por e-mail.

“Eles não vendem anúncios e não vendem seus dados. Eles também têm uma opção de criptografia ponta a ponta, o que o torna ainda mais respeitoso com sua privacidade.”

Preocupações com privacidade, Rattle Rivals

A Sensor Tower disse que os downloads do Telegram aumentaram 3,8 vezes em relação a janeiro de 2020, com 63 milhões no mês passado. A maioria dos downloads veio da Índia com 20%, seguida da Indonésia com 10%.

O Telegram pode estar roubando usuários do WhatsApp rival, que tem sido assediado por questões de privacidade. O WhatsApp recentemente começou a exigir que os usuários aceitem uma nova política de privacidade. A nova política permite que o WhatsApp compartilhe qualquer informação que tenha sobre você com o Facebook e suas várias subsidiárias.

A nova política de privacidade do WhatsApp foi aparentemente rejeitada por nada menos que o magnata da tecnologia Elon Musk. Em um tweet, Musk recomendou que as pessoas escolhessem o aplicativo de mensagens criptografadas , Signal . O CEO do Twitter, Jack Dorsey, retuitou o comentário de Musk. Poucas horas depois, Signal twittou que estava trabalhando para lidar com um influxo de novos usuários. 

O WhatsApp defendeu sua política de privacidade em um post online . “Não podemos ver suas mensagens pessoais ou ouvir suas ligações, e nem o Facebook: nem o WhatsApp nem o Facebook podem ler suas mensagens ou ouvir suas ligações com seus amigos, familiares e colegas de trabalho no WhatsApp”, disse a empresa.

“O que quer que você compartilhe, fica entre vocês. Isso porque suas mensagens pessoais são protegidas por criptografia de ponta a ponta. Nunca enfraqueceremos essa segurança e rotulamos claramente cada bate-papo, para que você saiba nosso compromisso.”

Escolhendo o serviço de mensagens certo

As melhores alternativas ao Telegram, supondo que os usuários não estejam interessados ​​em nenhum produto que venha do Facebook, são Signal e iMessage , disse Sean Herman, fundador e CEO do Kinzoo , um serviço de mensagens para crianças, em uma entrevista por e-mail. 

“Qualquer pessoa que esteja considerando o Telegram para seus filhos deve saber que a plataforma não protege as necessidades exclusivas de privacidade das crianças, conforme exigido pela COPPA nos EUA e pelo GDPR-K na UE”, acrescentou Herman.

“O Kinzoo Messenger foi desenvolvido em torno da privacidade das crianças e oferece aos pais uma alternativa ao Facebook Messenger Kids.”

A entusiasta de tecnologia, Valentina Lopez, disse em uma entrevista por e-mail que usa o Telegram porque oferece a opção de fazer login em vários dispositivos simultaneamente e receber mensagens em todos os dispositivos.

O logotipo do Telegram em um smartphone em silhueta contra um fundo azul.
Edward Smith / Getty Images

Ela também agradece que o grupo do Telegram possa ter no máximo 200.000 membros. Para WhatsApp, 256 é a capacidade máxima de membros em um grupo. “Além disso, você pode fazer upload de um único arquivo de tamanho máximo de até 2 GB no Telegram, enquanto o limite para um único arquivo no WhatsApp é de 100 MB”, disse ela. 

Embora a privacidade seja uma consideração crucial, Denis-Massé também disse que aprecia muitos dos recursos do Telegram. Ao contrário do WhatsApp, você não precisa compartilhar seu número de telefone, o que é uma vantagem significativa quando você faz parte de grandes grupos. 

“O Telegram também é uma ótima plataforma para conhecer pessoas por meio de grupos”, acrescentou ela. “Eles podem ser fechados, assim como públicos, e os muitos recursos integrados que vieram com o tempo tornaram possível gerenciar uma comunidade inteira por meio do aplicativo.”

O Telegram é uma excelente alternativa ao Signal, disse Joe Sinkwitz, CEO da rede de marketing de influenciadores Intellifluence , em uma entrevista por e-mail, especialmente para usuários que desejam um aplicativo de mensagens privado e seguro que não seja de propriedade de grandes tecnologias. “Embora os detalhes de privacidade sejam um tanto debatidos entre os especialistas em segurança”, acrescentou. “O Telegram oferece bate-papos em grupos maiores (até 200.000!), O que o torna ideal para grandes organizações que valorizam a privacidade.”

Deixe um comentário