Como novos gadgets podem ajudar a melhorar sua audição

Mais do que aparelhos auditivos

Principais vantagens

  • Uma ampla gama de novos dispositivos pode melhorar sua audição por meio de avanços na tecnologia, incluindo inteligência artificial. 
  • A fábrica lunar da Alphabet está supostamente desenvolvendo um dispositivo vestível que pode aumentar sua audição. 
  • De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 1,5 bilhão de pessoas em todo o mundo têm algum tipo de perda auditiva.
Alguém colocando a mão atrás da orelha para ouvir melhor.
Basak Gurbuz Derman / Getty Images

Novos dispositivos podem fornecer audição sobre-humana para combater nossos ambientes cada vez mais barulhentos. 

A fábrica de disparos lunares da Alphabet supostamente está desenvolvendo um dispositivo vestível que pode aumentar sua audição. É um entre um número crescente de aparelhos para melhorar sua audição. Os dispositivos podem ajudar pessoas que normalmente não têm deficiência auditiva.

“Entender os outros em ambientes barulhentos pode ser difícil, mesmo sem perda auditiva”, disse Andrew Bellavia, diretor de desenvolvimento de mercado da Knowles , desenvolvedora de microfones e receptores para aparelhos auditivos, em entrevista por e-mail.

“Para aqueles com perda moderada, pode ser quase impossível em algumas situações. Existem dispositivos de consumo, que fornecem microfones direcionais e de filtragem para melhorar a capacidade de ouvir no ruído.”

Avanços na tecnologia auditiva

O laboratório X da Alphabet está trabalhando em um projeto de codinome Wolverine, de acordo com um relatório do Business Insider . O grupo produziu protótipos que podem ajudar o usuário a isolar uma voz específica em uma sala lotada. 

Existem muitos outros sistemas no mercado para aumentar o som de vozes humanas, observou Bellavia. Por exemplo, Chatable oferece um aplicativo iOS que funciona em conjunto com AirPods.

“Os avanços na tecnologia levaram ao desenvolvimento de soluções modernas que permitem que a comunidade tenha níveis mais altos de acesso.”

Outro sistema habilitado por inteligência artificial (IA) é feito pela Whisper e tem como objetivo atender quem tem perda auditiva mais severa. “Consiste em um aparelho auditivo autônomo e um pequeno ‘cérebro’ externo, que pode ser usado para melhorar ainda mais a audição no ruído”, observou ele. 

Avanços na IA podem ajudar a desenvolver futuros aparelhos auditivos. Pesquisadores na Bélgica divulgaram recentemente um estudo na Nature Machine Intelligence , apresentando um novo modelo de aprendizado de máquina AI que eles afirmam ter um desempenho 2.000 vezes mais rápido do que as soluções auditivas baseadas em máquinas atuais.

Os pesquisadores batizaram seu modelo híbrido de IA de CoNNear, uma rede neural codificadora-decodificadora totalmente convolucional. “Temos grandes esperanças de que a estrutura CoNNear inspire uma nova geração de sistemas de audição de máquina semelhante à humana, audição aumentada e reconhecimento automático de fala”, escreveram os pesquisadores no artigo. 

Muitas pessoas poderiam ser ajudadas

Wolverine pode ajudar muitas pessoas se tiver sucesso. De acordo com a Organização Mundial da Saúde , 1,5 bilhão de pessoas em todo o mundo têm algum tipo de perda auditiva. 

Mas Bruce Sharpe, CEO da Singular Hearing, disse que o projeto Alphabet pode não produzir resultados tão cedo. “É um desafio fazer com que algoritmos eficazes sejam executados em dispositivos pequenos”, disse ele.

Alguém usando um dispositivo para melhorar a audição enquanto lê um jornal no trem.
miodrag ignjatovic / Getty Images

“E sempre há problemas com despesas, duração da bateria, entrega de atualizações e apenas os aborrecimentos de ter que gerenciar outro dispositivo.”

Singular Hearing é o desenvolvedor do HeardThat , um aplicativo de auxílio à audição com IA que funciona com Android e iPhones. Em vez de amplificar ou reduzir totalmente todo o som, o HeardThat visa separar a fala do ruído para fornecer áudio de voz aprimorado e, ao mesmo tempo, minimizar o ruído de fundo.

“Os smartphones iPhone e Android têm poder de processamento, memória e duração da bateria para suportar os poderosos algoritmos do HeardThat, ao contrário dos pequenos aparelhos auditivos vestíveis”, disse Sharpe. “O aplicativo funciona em conjunto com fones de ouvido ou aparelhos auditivos quando conectado ao dispositivo, seja com fio ou via Bluetooth.”

Soluções auditivas de alta tecnologia

Outras novas soluções para problemas auditivos incluem Listen Technologies ‘ Listen Everywhere , que a empresa apresenta como a primeira solução de streaming para audição pessoal e assistiva.

Para escolas, o sistema funciona na rede Wi-Fi existente de uma escola. Os usuários (alunos no exemplo da escola) podem baixar o aplicativo gratuito Listen Everywhere e transmitir áudio de um professor falando para um microfone ou qualquer outra fonte de áudio escolar diretamente para seus dispositivos inteligentes.

“Entender os outros em ambientes barulhentos pode ser difícil, mesmo se a pessoa não tiver perda auditiva.”

O fabricante afirma que pode ouvir claramente por meio de fones de ouvido ou aparelhos auditivos habilitados para Bluetooth. 

Outro aplicativo para pessoas com deficiência auditiva é o InnoCaption , que segundo o desenvolvedor é o único aplicativo móvel que fornece legendas em tempo real de chamadas telefônicas usando estenógrafos ao vivo ou reconhecimento automático de fala. 

“A acessibilidade das telecomunicações tem sido historicamente uma barreira significativa para os surdos e com deficiência auditiva”, disse Joe Duarte, co-CEO da InnoCaption, em uma entrevista por e-mail. 

“Mas os avanços na tecnologia levaram ao desenvolvimento de soluções modernas que permitem que a comunidade tenha níveis mais altos de acesso.”

Deixe um comentário