Por que você deve reciclar dispositivos eletrônicos antigos - Exl Guide
Tecnologia

Por que você deve reciclar dispositivos eletrônicos antigos

É hora de ser ecologicamente correto

Principais vantagens

  • O lixo eletrônico (e-waste) é um sério problema ambiental, já que eletrônicos velhos vão parar em aterros sanitários, vazando produtos químicos. 
  • Menos de 20% do lixo eletrônico é realmente reciclado de forma adequada.
  • Os especialistas recomendam que você faça pesquisas sobre onde reciclar adequadamente seus eletrônicos, como um quiosque ecoATM para dispositivos menores ou uma loja de eletrônicos para os maiores.
Despejo cheio de computadores antigos e aparelhos eletrônicos.
Lya_Cattel / Getty Images

Embora seja natural para muitos de nós reciclar papel e plásticos, a maioria não está reciclando eletrônicos antigos, e os especialistas dizem que o lixo eletrônico (lixo eletrônico) é perigoso para o meio ambiente. 

De acordo com um relatório recente publicado pela Research and Markets , menos de 20% dos eletrônicos são reciclados com segurança e a maioria acaba em aterros sanitários, vazando produtos químicos tóxicos que são prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana.

Você provavelmente tem uma gaveta cheia de iPhones ou dispositivos antigos nos quais não tocava há anos, mas é importante estar ciente dos impactos que o lixo eletrônico tem no meio ambiente, bem como como descartar corretamente os eletrônicos antigos. 

“Na última década, os rápidos avanços na tecnologia não apenas transformaram a maneira como vivemos e trabalhamos, mas também resultaram em um aumento maciço no lixo eletrônico”, escreveu Dave Maquera, CEO da ecoATM , em um e-mail para a Lifewire. 

“Como um coletivo, antes de mais nada, devemos nos educar, para estarmos cientes do impacto extremo que nossos comportamentos e compras têm sobre o meio ambiente e nossa saúde comunitária”.

Por que o lixo eletrônico é ruim? 

De acordo com a Agência de Proteção Ambiental (EPA), o lixo eletrônico é o fluxo de lixo municipal de crescimento mais rápido na América, mas apenas uma fração dele é coletado. O mundo produz até 50 milhões de toneladas métricas de lixo eletrônico por ano , o que pesa mais do que todos os aviões comerciais já construídos.

Como muitas pessoas não sabem o que fazer com dispositivos antigos ou indesejados, elas acabam jogando-os no lixo, onde acabam em aterros sanitários. O problema é que, ao contrário do lixo comum, os eletrônicos têm componentes específicos que podem se tornar perigosos. 

“Devemos desafiar uns aos outros para fazer melhor e ser melhor, pois cada pessoa neste planeta contribui para um todo maior.”

“Quando os eletrônicos são descartados de maneira inadequada em aterros, esses produtos químicos tóxicos são liberados no ar, no solo e na água, causando aumento da poluição, contaminação e acidificação”, disse Maquera. 

Algumas dessas toxinas incluem até chumbo, níquel e mercúrio , que obviamente representam uma ameaça não apenas para o meio ambiente, mas também para os humanos. 

“No final das contas, essa toxificação do meio ambiente leva ao aumento de problemas de saúde respiratória, contaminação de plantações e condições inseguras de água para humanos, animais e comunidades de plantas”, acrescentou Maquera. 

O que você pode fazer?

Surge a ecoATM, que busca reduzir a quantidade de lixo eletrônico com seus quiosques em shoppings e lojas, como Walmart e Kroger, localizadas em todo o país . Você pode levar seus smartphones, tablets, MP3 players ou outros dispositivos eletrônicos menores, colocá-los em um quiosque ecoATM e receber um pagamento em dinheiro. A empresa faz a parte mais difícil (reciclá-los) para você. 

“A missão da ecoATM é construir um caminho sustentável para um amanhã melhor”, disse Maquera.

“Ele alavanca a tecnologia para desenvolver uma solução segura e protegida para ajudar a aumentar a taxa de reciclagem de eletrônicos, oferecendo conveniência e um incentivo financeiro instantâneo para que as pessoas reciclem eletrônicos usados ​​de forma responsável.”

Alguém segurando um conector de placa-mãe com uma prateleira de equipamentos de informática antigos atrás deles.
Westend61 / Getty Images

Maquera disse para fazer uma pesquisa primeiro sobre onde e como descartar seus dispositivos eletrônicos. Por exemplo, para dispositivos domésticos eletrônicos maiores, como TVs ou aparelhos de som, ele recomenda entrar em contato com um transportador ou reciclador de lixo eletrônico certificado para obter mais informações sobre como descartá-los com segurança. 

Parte da responsabilidade também recai sobre as empresas de tecnologia, que podem tomar medidas para reduzir o impacto ambiental geral dos eletrônicos de consumo, disse ele. 

“Grandes empresas de tecnologia desempenham um papel crucial no futuro do lixo eletrônico, e desenvolver dispositivos projetados para durar mais do que apenas um ou dois anos pode fazer uma enorme diferença para o meio ambiente”, disse Maquera. 

E embora empresas de tecnologia como Apple, Amazon e Microsoft tenham feito promessas climáticas de atingir “zero líquido” nas emissões de gases de efeito estufa nas próximas duas décadas, Maquera disse que cada indivíduo também deve fazer um esforço consciente, especialmente à medida que a tecnologia e os dispositivos pessoais se tornam mais entrelaçados na sociedade. 

“Devemos desafiar uns aos outros para fazer melhor e ser melhor, pois cada pessoa neste planeta contribui para um todo maior”, disse ele.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo